sábado, 20 de setembro de 2014

O que é o veganismo e porque aderir a ele

O Veganismo é um movimento social que visa a abolição animal, ou seja, o fim do uso de animais pelos humanos para alimentação, vestuário, entretenimento, caça, testes, vivissecção, escravidão, etc. Os veganos evitam ao máximo contribuir de qualquer forma com a exploração animal. Nós além de sermos vegetarianos (não nos alimentarmos de nada de origem animal como carne, ovos, mel, derivados do leite, gelatina...), também não compramos produtos testados em animais, roupas e sapatos feitos a partir de tecidos de origem animal (couro, lã, seda...), não apoiamos/frequentamos zoológicos, rodeios, brigas de galo ou de qualquer outro animal, bem como qualquer instituição/parque temático que use animais como forma de entretenimento. Também somos contra a compra e venda de animais e a indústria do pet shop. Além de claro, boicotarmos empresas ligadas a qualquer tipo de exploração animal. 

As pessoas contribuem diretamente com o sofrimento extremo e a morte de milhares de animais e mal se dão conta. A mídia e as grandes empresas fazem questão de mascarar isso muito bem, ao ponto de a gente comprar um pacotinho de bacon cuja o logo é um porco sorridente e mal percebermos a ironia quase cômica nisso, mesmo sendo algo tão óbvio. Falando com base nas minhas experiências pessoais de conversas com pessoas indivíduos que nunca ouviram falar sobre o veganismo (ou nunca se interessaram pelo assunto), eu posso afirmar que 90% delas tem a ideia fantasiosa de que o leite que elas compram vem de uma vaquinha feliz que vive solta em uma fazenda linda e é amiga inseparável do fazendeiro. O mesmo se aplica aos ovos das galinhas e outros produtos de origem animal como a lã e até mesmo a carne. Acontece que mesmo que as coisas funcionassem dessa maneira, já seria exploração. Não há justificativas plausíveis pra nos apropriarmos do que não é nosso por direito. O leite da vaca, por exemplo, não é produzido para nós, humanos. Ele é produzido exclusivamente para o bezerro. Nós somos os únicos mamíferos que mesmo depois de adultos ainda bebem leite. E pior! Leite que nem é da nossa própria espécie.

Mas acontece que não é nem de longe assim que funciona. Já passou do tempo das pessoas abrirem os olhos e se darem conta do que realmente acontece com os animais todos os dias. Para que vocês entendam melhor eu vou fazer pequenos resumos:

Vacas e bezerros: As vacas leiteiras são inseminadas artificialmente durante toda sua vida para se manterem grávidas e produzindo leite. Muitas vezes essas vacas são entulhadas de remédios para produzir cerca de 10 vezes mais leite do que o normal, o que causa muito desconforto e dor. Quando o bezerro nasce, a mãe tem seu leite extraído durante horas por meio de máquinas de sucção que podem causar inflamações e feridas extremamente dolorosas, além da situação traumática de ser separada do filhote logo após o parto. Existem dois fins possíveis para esse filhote: Se for fêmea, terá o mesmo destino da mãe (ser uma vaca leiteira por toda a vida e, quando não servir mais para essa função, ir para o abatedouro), ou... se for macho, se tornará a tão famosa "carne de vitela": O bezerro é mantido praticamente imobilizado e mal alimentado por algumas semanas, vivendo num espaço minúsculo e longe da mãe, depois disso vai direito para o abatedouro. E do abatedouro, para o seu prato.

Ovos: As galinhas são desbicadas sem qualquer tipo de anestesia, pois vivem em gaiolas minúsculas (aproximadamente do tamanho de uma caixa de sapato) com pelo menos mais uma companheira, e se não forem desbicadas é comum se atacarem até a morte. Vivem toda sua vida de forma muito sofrida e em condições extremamente estressantes, apenas com o intuito de botar a maior quantidade de ovos possível até finalmente irem para o abate. Os pintinhos que são descartados, muitas vezes são jogados ainda vivos em um triturador.

Porcos e leitões: As mães porcas são mantidas em espaços imundos e minúsculos, muitas acabam machucadas e se rastejando pelo resto da breve vida. Elas mal tem espaço para amamentar seus filhotes, que são castrados sem qualquer tipo de anestesia e de forma muito cruel. É comum matarem pequenos leitões simplesmente os atirando no chão diversas vezes ou os pisoteando. Existe um grande mercado para a carne de leitão.


Peixes/Frutos do mar: É comum a ideia de que os peixes não são explorados e não sofrem para morrer, mas isso não é verdade. A morte dos peixes é muito agonizante, porque eles morrem por asfixia e esmagamento (no caso de serem pescados em redes). Sem contar que a "pesca esportiva", ou o famoso "vou pescar o peixinho, mas depois eu solto porque tenho dó" são práticas incrivelmente cruéis. Ou você acha que eu enfiar um anzol em você é algo perfeitamente aceitável, contanto que eu te deixe ir embora depois? Não faz sentido.

Não quero que o post fique gigante então resumi bastante (na verdade eu resumi absurdamente, mas é só para dar uma ideia geral. Até porque o buraco é bem mais embaixo... eu só falei da indústria alimentícia, mas animais são torturados em diversos setores). Se quiserem mais informações sobre todo o processo e também sobre outras questões relacionadas como a indústria de compra e venda de animais de estimação, testes em animais, uso de peles e etc, por favor, assistam o vídeo abaixo. É um documentário famoso e muito completo chamado "Terráqueos". Ele é realmente muito bom, mas é bem pesado.



Eu falo mais sobre os testes em animais aqui.

Para finalizar: Ser vegano não é difícil como muitos pensam. Todos os produtos de origem animal, desde os alimentícios até os cosméticos, existem na versão vegana e muitas vezes são bem melhores que os convencionais. Não precisamos colaborar com, literalmente, um genocídio diário de animais para comermos determinada coisa, ou comprar determinado produto. Existe um mar de opções e possibilidades, mas para conhecê-las é preciso abrir os olhos e sair da nossa zona de conforto, deixar o nosso egocentrismo para trás e entender que os animais tem a mesma vontade de viver que nós, e não temos o direito de interferir.

Enfim... esse foi um texto de introdução para vocês entenderem um pouco melhor sobre o veganismo e o motivo de eu seguir essa ideologia e querer dividi-la com vocês. O intuito do blog é compartilhar dicas e opiniões sobre produtos veganos, especialmente os de beleza, higiene, maquiagem e cosméticos em geral. Espero que gostem. Vou trabalhar para o blog ficar bem legal! Até mais. <3


"Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens" - Alice Walke

Nenhum comentário :

Postar um comentário