terça-feira, 23 de setembro de 2014

O que é o cronograma capilar e como ele funciona?

O cronograma capilar é muito popular, especialmente entre quem tem cabelos coloridos. Ele é uma técnica que, se aplicada corretamente, consegue recuperar ou pelo menos melhorar muito os fios danificados e ressecados.

O cronograma possui três etapas. Quando vemos um cabelo danificado a primeira coisa que pensamos é que ele precisa de uma boa hidratação. E precisa mesmo, mas ele também precisa de mais duas coisas: Nutrição e reconstrução. Só a hidratação não tem o poder de restaurar os fios.

Vou explicar um pouquinho sobre cada uma dessas etapas:
  • Hidratação:
A hidratação é fundamental, pois é ela que vai ajudar o cabelo a absorver proteínas e outros nutrientes, deixando o cabelo mais macio e sedoso. A principal função da hidratação é a reposição de água e umidade, melhorando o aspecto ressecado dos fios.
  • Nutrição:
A nutrição complementa a hidratação, pois ajuda a reter a água que foi reposta no processo anterior, além de deixar o cabelo maleável. A nutrição "alimenta" o cabelo, pois devolve lipídios aos fios. Ela também ajuda a combater o frizz. 
  • Reconstrução:
A reconstrução repõe as proteínas nos cabelos que estão quebradiços, porosos e finos. Ela aumenta a massa dos fios e os deixa mais fortes.

Como o cronograma capilar funciona?

Primeira semana:

Hidratação (de preferência fique um dia sem lavar o cabelo) - Hidratação (um dia sem lavar o cabelo) - Nutrição (um dia sem lavar o cabelo).

Segunda semana:

Hidratação (um dia sem lavar) - Nutrição (um dia sem lavar) - Nutrição (um dia sem lavar).

Terceira semana:

Hidratação (um dia sem lavar) - Nutrição (um dia sem lavar) - Reconstrução (um dia sem lavar).

Depois é só recomeçar. Se o seu cabelo estiver muito danificado e precisando de mais reconstruções, você pode substituir uma das nutrições da segunda semana por uma reconstrução. Mas eu sugiro seguir dessa forma uma primeira vez e ver como seu cabelo reage. Depois disso você decide se é o caso de fazer algumas alterações.

"Ok Quel, mas como eu vou saber quais produtos usar em cada etapa?"

Os produtos de hidratação possuem ingredientes como a glicerina vegetal, proteínas, vitaminas e açúcares. 

Os produtos de nutrição possuem óleos e manteigas vegetais. As umectações capilares entram na etapa de nutrição. Eu ensinei a fazer umectação de óleo de jojoba aqui.

Os produtos de reconstrução possuem componentes como a queratina e o colágeno. Mas cuidado!! Esses componentes podem ser de origem animal. Se certifique de que a queratina e o colágeno do produto são vegetais.

Pra finalizar o post, acho válido ressaltar que queratina em excesso quebra o cabelo. Se você tem progressiva a base de queratina ou usa constantemente algum produto com ela na composição, diminua a quantidade de reconstruções no seu cronograma.

Fiquem ligados que eu pretendo fazer um post específico para cada etapa do cronograma com exemplos dos produtos indicados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário